PT EN

Missão Terminada

Março 2017

Avaliação
Comentários

Sustentabilidade das organizações de mulheres empreendedoras em Economia Solidária

Objetivo:

A AMI está presente no Brasil desde 1993, com intervenções diversas, maioritariamente no Município de Milagres, no sul do Estado do Ceará a 485 km da sua capital, Fortaleza.

Neste município, a economia é baseada na agricultura de sequeiro e a grande maioria da população sobrevive de pequenos serviços informais, verificando-se a falta de investimentos governamentais para o desenvolvimento agro-comunitário. A realidade de Milagres é também marcada pela falta de recolha de lixo e de abastecimento de água regulares, sobretudo na periferia, onde a rede de esgotos se encontra a céu aberto.

Ao nível social, são implementados no Município, por ONG e pelo Estado, programas importantes dedicados à infância e à juventude e também focados na saúde preventiva, no trabalho e na geração de rendimento. Ainda assim, verifica-se neste contexto, a falta de projetos voltados para a profissionalização.

Neste projeto a AMI colabora com o Instituto Maria José Batista Lacerda, através do financiamento de um projeto que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das organizações de mulheres empreendedoras em Economia Solidária no município de Cajazeiras.

Iniciado em setembro de 2016, o projeto apoia, diretamente, 48 pessoas, que pertencem aos grupos de trabalho, nomeadamente: Grupo de Loceiras- bairro São José: 2 homens; 10 mulheres; Grupo Doce Vida – Cajazeiras Velha: 14 mulheres; Grupo Arte Vida – Caiçara II: 2 homens; 12 mulheres e Grupo Produtoras de Hortaliça – Serra da Arara I: 8 mulheres.


Resultados:

No final do projeto, em agosto de 2017, pretende-se que as organizações de economia solidárias nas quatro comunidades tenham retomado o seu funcionamento; que os grupos de mulheres tenham adquirido ferramentas que lhes permitam melhorar a produção e venda dos seus produtos; que os grupos funcionem de forma sustentável e autónoma e obtenham resultados positivos.



7 MISSÕES EM DESTAQUE